sábado, 26 de julho de 2008

Budapest - Dia 8

Olá a todos!

Como já sabem hoje não houve viagem de carro mas andamos certamente mais do que dez quilómetros a caminhar por Budapeste mas, principalmente, por Buda.

De manhã, apanhámos um barco que faz cruzeiros pelo Rio Danúbio num cais perto da Ponte de Elizabete. A viagem consistia em 45 minutos a subir o rio, uma paragem de uma hora na Ilha de Margarida e, depois, um regresso rápido ao ponto de partida.

Em primeiro lugar queria dizer que foi uma viagem magnífica, não só pelas vistas mas também porque tínhamos uns headphones com português com um texto engraçado no qual uma senhora fazia de Peste e um senhor de Buda. Uma forma relaxada de aprender ainda um pouco mais sobre Budapeste. No entanto, abandonámos a viagem a meio, na Ilha Margarida, dado que o nosso objectivo era Buda e o barco retornava a Peste. Assim, atravessámos toda a ilha de Norte para Sul e, na ponte de Margarida, atravessámos o Danúbio para o lado de Buda.

Começámos a descer e passámos pelas Termas de Kiraly, um bom exemplo de vestígios da ocupação turca, até chegarmos à igreja de Santa Ana. Muito perto da igreja está a casa de Giacomo Casanova do tempo em que viveu em Budapeste. Descemos mais um pouco e começámos a "trepar" para o Bastião dos Pescadores e para a zona medieval de Buda. Mas antes de visitar este centro histórico fomos almoçar a um restaurante muito peculiar mesmo ao lado da Igreja de Mathias. Tinha pratos da renascença e eu não resisti a uma truta grelhada com nozes e mel - divinal!

Já da parte da tarde, revisitámos o Bastião dos Pescadores e a Igreja de Mathias que, infelizmente, tinha a torre em trabalhos de restauro. Fomos também às portas de Viena e às ruínas de uma Igreja bombardiada durante a Segunda Guerra Mundial, a igreja de Magdolna, voltando de novo para Sul, atravessámos toda a parte antiga até chegar ao Palácio Real. Percorremos todo o Palácio Real e usámos o Museu da História Húngara para passar para o Castelo de Buda. Descemos através dos diversos círculos do castelo e caminhámos até à estatua de São Gellert. Atravessámos a Ponte Elizabete e descemos pela Váci Utca até ao Hotel. Dia cansativo mas que valeu bem a pena!

Ainda saímos para jantar, mas desta vez sem qualquer preocupação com mapas ou máquinas fotográficas, afinal já conhecemos Buda e Peste, ou seja, Budapeste!

E aqui vão as fotografias :)


O Palácio Real visto do Danúbio


O Parlamento visto do Bastião dos Pescadores


O Bastião dos Pescadores


Castelo de Buda


Auto-retrato no Bastião dos Pescadores

Sem comentários: