sábado, 2 de agosto de 2008

Amsterdam - Dia 15

Olá!

Hoje levantámo-nos nas calmas e decidimos fazer os três bairros do canais, o ocidental, o central e o oriental.

Assim, saímos do hotel e mais uma vez seguimos pela Spiegelwartier até ao Prinsengratch, o canal que circunda o centro da cidade, e seguimos até ao Binnenamstel vendo muitas casas flutuantes pelo caminho - barcos onde pessoas habitam e que têm ligação de telefone, electricidade e até têm endereço postal, isto é, os legalizados e registados. Já no Binnenamstel passámos a ponte Magere Brug, passámos pelo Hermitage de Amesterdão na Plantage e virámos para a Rembrantplein de volta à zona dos canais.

Foi aqui que começámos a achar que Amesterdão era realmente algo de exageradamente estranho. Já esperávamos a prostituição legalizada, as coffeeshops e a abundância de homossexuais mas estávamos a assistir a estravagâncias mesmo exageradas...

No entanto, continuámos e visitámos o mercado das flores, o último mercado flutuante de Amesterdão (se bem que hoje em dia isso quase não se note...) e começámos a descer a Leidsestraat e, ao parar num restaurante para almoçar, disseram-nos que iam fechar das 14:00 às 16:00 devido à parada de Barcos do festival Amsterdam Gay Pride! Estava explicado o exagero de plumas e de tangas pela rua... E, como nos disseram que era a maior festa de Amesterdão, fomos ver um pouco e ajudámos ao número de 30000 visitantes para o evento... Basicamente é o carnaval brasileiro em tons de cor-de-rosa e arco-íris sobre barcos e com um ambiente mais peculiar :)

Depois de assistirmos durante cerca de vinte minutos, seguimos para a casa de Anne Frank, na zona ocidental dos canais e depois passeámos pelos canais da zona central tentando evitar o Prinsengracht devido à confusão da parada.

Mapa do percurso que fizemos nestes dois dias (aproximado)

O Prinsengracht e as casa flutuantes

Casas flutuantes e as (muitíssimo) abundantes bicicletas